Dpi

Comportamento dos tecidos peri-implantares no implante imediato com provisionalização: Revisão de Literatura

Danielle Borges Nunes Fernandes Silva, Leonardo da Costa Neves, Enzo Querino, José Carlos Martins da Rosa, Mauricio Andrade Barreto

Introdução: a Implantodontia alcançou um patamar onde apenas a osseointegração já não é o bastante para se considerar sucesso o resultado do tratamento. Hoje, além de devolver função, o implante deve estar associado a restaurações estéticas similares à dentição natural, harmoniosas com os dentes vizinhos e com as outras estruturas peri-implantares. O processo cicatricial, após a perda dentária, é desfavorável aos tecidos moles, que acompanham a remodelação óssea comprometendo a estética. A utilização de implantes imediatos e provisionalização possibilita uma abordagem de tratamento que visa a manutenção dos tecidos peri-implantares, em substituição ao tratamento das sequelas da atrofia pós-extração. Objetivo: identificar e discutir os determinantes do comportamento morfo-estético-funcional do tecido peri-implantar no procedimento de implante imediato com provisionalização. Métodos: utilizou-se como fonte de pesquisa a base de dados do PubMed no período de 2003 a 2012. Resultados: dentro dos limites dessa revisão, foi possível concluir que o resultado estético na terapia com implantes sofre influência do biótipo tecidual, especialmente nos níveis da mucosa peri-implantar vestibular. O biótipo fino apresentou maior suscetibilidade a recessão gengival. Por outro lado, o biótipo tecidual demonstrou pouca influência na altura da papila interproximal. O preenchimento do gap com um substituto ósseo ou enxerto autógeno contribuiu para a manutenção das estruturas ao redor do implante, mas não se pode afirmar a existência de superioridade entre os materiais de enxerto. Conclusão: o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial parece beneficiar o nível da mucosa marginal vestibular.

Palabras Clave: Carga imediata em implante dentário. Extração dentária. Alvéolo dentário. Implantes dentários para um único dente.

Cómo citar: Silva DBNF, Neves LC, Querino E, Rosa JCM Barreto MA. Behavior of peri-implant tissues in immediate implant with provisionalization: A literature review. Dental Press Implantol. 2013 July-Sept;7(3):41-51.

martes, 30 de abril de 2024 13:05