Endo

Análise da tomografia computadorizada de feixe cônico e microscópio operatório como métodos de identificação do canal mesiopalatino de molares superiores

Milena del Carmen Pita Pardo, Celso Kenji Nishiyama, José Burgos Ponce, Max Laurent AlbarracÍn

Introdução: o objetivo do tratamento endodôntico bem sucedido é a completa limpeza químicomecânica do sistema de canais radiculares e sua correta obturação. Portanto, um canal não localizado representa uma possível causa de fracasso endodôntico, sendo consequência da falta de limpeza e obturação. Objetivo: determinar a incidência do canal mesiopalatino (MP) em raízes mesiovestibulares de molares superiores, comparando a eficácia de três métodos para sua identificação: tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), análise clínica (AC) e microscó- pio operatório (MO). Métodos: a existência do canal MP foi avaliada por dois examinadores em 42 primeiros e segundos molares superiores sem comprometimento pulpar. Os dentes foram avaliados consecutivamente pelos três métodos e, ao término dessas avaliações, suas raízes mesiovestibulares foram seccionadas a 3 e 7mm do ápice radicular em um plano axial, e observadas com microscópio óptico digital. Resultados: revelou-se a real presença de 10 canais MP (23,81%). A análise estatística pelo teste de McNemar (p<0,05) revelou que não houve diferença estatisticamente significativa na eficácia de localização do canal MP entre os três métodos. Conclusão: nenhum dos três métodos possibilitou a localização do canal MP em todos os casos, mas a TCFC apresentou resultados melhores na detecção de canais MP de molares superiores.

Palabras Clave: Cavidade pulpar. Dente molar. Tomografia computadorizada de feixe cônico. Microscopia.

Cómo citar: Pardo MCP, Nishiyama CK, Ponce JB, Albarracín ML. CBCT and microscopic analysis of the incidence of second mesiobuccal canal of maxillary molars. Dental Press Endod. 2012 July-Sept;2(3):61-6.

sábado, 20 de abril de 2024 00:50