Endo

Aplicação de um novo software de TCFC com filtros específicos para redução de artefatos: série de casos

Mike R. BUENO, Carlos ESTRELA, Bruno C. AZEVEDO, Anibal DIOGENES

Introdução: As obturações dos canais radiculares e os pinos intrarradiculares geralmente produzem artefatos de contraste branco e possíveis alterações volumétricas nas imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Esses artefatos, induzidos pela maior densidade dos materiais obturadores de canais radiculares, cimentos para colocação de coroa e pinos intracanais, podem potencialmente levar a interpretações incorretas, interferindo no diagnóstico de um volume adquirido de TCFC, principalmente na avaliação de potenciais fraturas e perfurações radiculares. Objetivos: Avaliar em seis casos clínicos os efeitos positivos e negativos dos artefatos de contraste branco no diagnóstico de fraturas radiculares, perfurações radiculares e cimentação de restaurações de porcelana. Métodos: O software e-Vol DX, que possui filtros específicos para redução de artefato de contraste (BAR, Blooming Artifact Reduction), foi usado para melhorar o valor diagnóstico dos volumes adquiridos de TCFC. Conclusões: O em- prego do software e-Vol DX para a reconstrução de imagens de TCFC melhorou a visualização das estruturas anatômicas e reduziu os artefatos. A visualização aprimorada de da- dos nas imagens pode auxiliar na identificação de detalhes essenciais que, em conjunto com os achados clínicos, são úteis para uma correta estruturação do diagnóstico.

Palabras Clave: Artefato. Tomografia computadorizada de feixe cônico. Diagnóstico. Tratamento do canal radicu- lar. Software.

Cómo citar: Bueno MR, Estrela C, Azevedo BC, Diogenes A. Application of a new CBCT software with specific filters for blooming artifact reduction: case series. Dental Press Endod. 2020 Sept-Dec;10(3):27-35.

miércoles, 21 de abril de 2021 02:40