Endo

Eficácia da barreira intracanal contra a infiltração microbiana em dentes preparados para pino intrarradicular

Adalberto Ramos VIEIRA, Rodrigo Rodrigues AMARAL, Rafaela Reis DA-SILVA, Daniel Guião FERNANDES, Maria Isabel de Oliveira e Brito VILLALOBOS, Maria Eugênia ALVAREZ-LEITE, Frank Ferreira SILVEIRA, Maria Lima de Souza CÔRTES, Eduardo NUNES

Introdução: Pinos intrarradiculares são recomendados para melhorar a retenção de coroas artificiais e distribuir forças intrabucais ao longo da raiz. Se o espaço criado pela remoção parcial da obturação não for preenchido adequadamente, pode ocorrer uma infiltração maciça de microrganismos da cavidade bucal. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia contra a infiltração bacteriana de uma barreira intracanal colocada diretamente sobre o remanescente da obturação do canal radicular, após o preparo de espaço para o pino. Métodos: Setenta e dois dentes humanos unirradiculares foram instrumentados, obturados e divididos aleatoriamente em três grupos experimentais e dois grupos controle. O grupo 1 não recebeu tratamento adicional após a obturação e o preparo do espaço, enquanto os Grupos 2 e 3 receberam uma barreira composta por material de selamento temporário com 1,0 e 2,0 mm de espessura, respectiva- mente. Uma cultura de Enterococcus faecalis foi inoculada nos espaços preparados para receber o pino intrarradicular, a cada três dias, por um período de 60 dias. A infiltração foi avaliada diariamente pela turbidade do meio de cultura. Resultados e Conclusão: Houve infiltração bacteriana nos três grupos experimentais, sendo significativamente maior e ocorrendo mais rapidamente no G1 (p<0,05), em comparação aos G2 e G3. Houve infiltração em todos os grupos controles positivos; porém, nenhuma infiltração foi observada nos grupos controles negativos. Não foi encontrada diferença significativa (p>0,05) entre o G2 e o G3, em relação à taxa e ao período de infiltração. Pode-se concluir que a barreira reduziu a incidência de infiltração e atrasou o tempo de ocorrência.

Palabras Clave: Pinos dentais. Endodontia. Enterococcus faecalis.

Cómo citar: Vieira AR, Amaral RR, da-Silva RR, Fernandes DG, Villalobos MIOB, Alvarez-Leite ME, Silveira FF, Côrtes MIS, Nunes E. Efficacy of intracanal barrier against microbial infiltration in teeth prepared for intraradicular post. Dental Press Endod. 2020 Sept-Dec;10(3):36-42.

miércoles, 21 de abril de 2021 02:26