Jcdr

Influência dos parâmetros de jateamento com partículas abrasivas na adesão à zircônia

Bruna Marin Fronza, Izadora Col Debella Scheffer Della Bona, Diogo Scheffer Della Bona, Yuri Dal Bello, Alvaro Della Bona

Introdução: Este estudo avaliou a influência do jateamento com partículas abrasivas (JPA) na resistência adesiva por cisalhamento (σS) entre uma cerâmica à base de zircônia (Y-TZP) e uma resina composta, testando a hipótese de que diferentes parâmetros de JPA afetam significativamente a σS. Métodos: Espécimes de Y-TZP foram tratados com JPA utilizando partículas de alumina aplicadas perpendicularmente à superfície a uma distância de 10 mm, variando um dos seguintes parâmetros: tamanho de partícula (45 e 110 μm), tempo de aplicação (10 e 20 s), e pressão (36 e 58 psi). Amostras de Y-TZP não tratadas foram usadas como controle. Cilindros de resina composta foram colados na superfície, que foi inicialmente tratada com um primer cerâmico (RelyX Ceramic Primer), utilizando um cimento resinoso autoadesivo (RelyX U100). As amostras foram armazenadas em água destilada por 24 h a 37oC, e testadas para σS. Os resultados de σS foram calculados (em MPa) e analisados estatisticamente (α = 0,05). Os padrões de superfície criados pelos tratamentos com JPA foram observados em microscopia eletrônica de varredura. Resultados: Os valores de σS foram significativamente menores para o grupo controle do que todos os grupos tratados com JPA (p <0,05). Os resultados foram influenciados pelo tamanho da partícula, enquanto o tempo e a pressão não tiveram efeito significativo. O JPA usando partículas de 45 μm promoveu σS significativamente maior do que usando partículas de 110 μm com tempo de 10 s ou 36 psi de pressão (p <0,05). Não foram encontradas diferenças entre os tamanhos das partículas ao usar maior tempo (20 s) ou pressão (58 psi). Conclusão: O JPA com partículas de alumina de menor tamanho tende a produzir maiores valores de σS para uma cerâmica Y-TZP em união com resina composta, confirmando parcialmente a hipótese do estudo.

Palabras Clave: Cerâmica. Jateamento com partículas abrasivas. Óxido de alumínio.

Cómo citar: Fronza BM, Della Bona ICDS, Della Bona DS, Dal Bello Y, Della Bona A. Influence of airborne particle abrasion parameters on adhesion to zirconia. J Clin Dent Res. 2022 Jan-Apr;19(1):94-103.

domingo, 26 de mayo de 2024 17:15